segunda-feira, 14 de julho de 2008

Hoque

E estou em Hoque!
Estou numa sala de uma empresa de construção civil meia angolana, meia brasileira e eles aqui têm luz e internet e viémos para aqui preparar as aulas para amanha, da formação para a promoção da saúde.
Hoje foi o primeiro dia de curso e correu muito bem!
Hoje também fomos à tarde visitar uma comunidade Makele, onde nos sentimos na Africa profunda... totalmente!
Démos consultas e acompanhámos alguns casos: maioria com malária, tuberculose, problemas de intestinos e estômago e infecções urinárias. Estas últimas muito devido à falta de higiene e má nutrição...e claro, pobreza! Mas quanto a isso, infelizmente não podemos fazer nada.
No fim das consultas a comunidade ofereceu-nos uma galinha!
Domingo fui à missa, aqui duram 3 horas, mas é uma coisa espectacular!Com uma energia...
Os ritmos africanos são contagiosos... e as vozes e os tambores entoam por cada canto...
Esta é uma cultura que cada dia que passa admiro mais!
Em nossa casa continuamos sem luz, o gerador da aldeia continua sem gasolina... um país com tanto petróleo exporta quase tudo e aqui é necessário dias em filas para conseguir arranjar gasolina!
Estou bem! Sinto-me cansada porque temos andando a dormir muito pouco, quero aproveitar tudo a máximo, beber desta água, absorver tudo o quanto possa desta cultura magnífica!
Queria contra muita coisa que vejo, que penso e que sinto...
Mas não tenho tempo...
Bjos enormes**

1 comentário:

Anónimo disse...

Miuda... nunca mais nos cruzamos pelas ruas de Lisboa! Agora já percebo o porque!! Tu não páras e pelo que li, tens tido sempre experiencias super enriquecedoras! Fabulásticas! Aprecia o momento em Angola! snete, vive, cheira...absorve!! aprende e ensina!

Beijos
MARIA (FPCE)