domingo, 14 de fevereiro de 2010

Lisboa/Madrid/Dakar/Ziguinchor/Bissau

Boas!! Já estou em Bissau! 5ª feira apanhei avião para Madrid, e depois para Dakar. Cheguei a Dakar às 23h30 e tinha o Gilbert à minha espera no aeroporto! Uma pessoa 5 estrelas! Super simpático, muito muito afável, disponível e com aquela atitude, de que visita tem que ser tratada da melhor maneira possível, e assim foi! Levou-me para dormir num quarto (que até tinha água quente!) e não me deixou pagar! Depois de manhã fui tomar pequeno almoço a sua casa e passei o dia a passear por Dakar com o filho dele, uma pessoa também muito amável e prestável. Aí tive que praticar o meu francês! Gostei muito de Dakar, é uma cidade espectacular! A parte das praia é lindíssima, as pessoas lindas!! Uma cidade típica africana, mas muito cosmopolita. Visitei os principais pontos da cidade. Andei de autocarro e a pé... uff... com um calor!! Almocei comida típica, óptima, um arroz com peixe frito, com batata doce e cenoura. 6 pessoas sentadas em bancos à volta de 1 prato grande com a comida e cada um com uma colher.Típico almoço de família! Às 20h apanhei o barco até Ziguinchor, chegámos às 10h do dia seguinte. Aí apanhei um autocarro, erámos uns... 30!? Assim muito apertadinhos... com a bagagem no tejadinho! Aí sim, uma verdadeira aventura, umas 9 paragens sem exagero, ou para o condutor pagar algo aos polícias que estavam nas estradas, ou para pedirem passaportes ou para verem as bagagens (retirar bagagem do tejadilho, abrir, ver, fazer perguntas, fechar, colocar novamente no tejadilho...) demora sempre algum tempo... Mas pessoas sempre simpáticas e nenhum problema! Cansativo mas eu ADORO estas coisas! A rapariga que estava ao meu lado era da Gâmbia, tinha-se casado há 1 mês no país dela e com um guiniense e agora iam viver para a Guiné. Ela deu-me uma laranja da Gâmbia, nunca comi uma laranja tão doce como aquela!! Cheguei a Bissau e as ruas estavam caóticas pelo desfile de Carnaval... lá consegui dividir um táxi com umas pessoas do autocarro e cheguei até à Pensão Central onde está a minha amiga! Claro que ontem à noite, depois de um bom banho (de balde e de água fria mas que sinceramente com o calor que está até sabe bem!! fiquei com energia para ainda ir dar um pézinho de dança com as pessoas da Pensão!!! :) Hoje conheci as raparigas dentistas do "Mundo a Sorrir" que vão trabalhar na Casa Emanuel e a coordenadora do projecto pos-nos em contacto. É uma possibilidade de trabalho voluntário! E... estou muito bem!! Vou dqando notícias!! Fotos é mais difícil, porque não sou nada gaja de andar aqui no meio da rua com uma máquina na mão a tirar fotos... mas algumas depois ponho! Beijinhos***e até breve!

1 comentário:

Carmen Correia disse...

Jo.. é sempre bom ter notícias tuas! E destas ainda melhor!!!! Aproveita BEM o calor daí! Aqui chove e está muito frio!...