quarta-feira, 4 de junho de 2008

reflexoes

OLá!
Hoje decido falar um pouco do meu desenvolvimento linguístico!
Embora seja uma coisa que neste momento já nao dou muita importância (porque já estou aqui há muito tempo e já nem penso nisso), há certos comentários que despertam em mim determinadas sensaçoes: um pouco de vergonha (por ser exigente comigo própria e saber que deveria fazer melhor) vs um certo orgulho.
Nesta segunda estive com o Ste (o italiano que viveu comigo em Erasmus, que vive agora em Valência e que está em formaçao de trabalho em Barcelona estas 2 semanas). Veio também com um amigo de Albacete. Comigo, com Ana e Catarina, veio à conversa os conhecimentos que Ste tem de Portugal (visto já conhecer todo o país!). O amigo supos que Ana a e Catarina eram portuguesas, no entanto eu nao fui incluida, explicando mais tarde, que com o minha pronúncia catala demasiadamente acentuada quando falo espanhol nao pensava que fosse portuguesa. Nao é a primeira pessoa a dizer-me isso! E como resposta explico sempre que é o acento português que no espanhol se parece com o catalao (no entanto nesta vez essa desculpa nao era muito aplicada porque eramos as três portuguesas...). Ou seja, por um certo lado até sinto um certo orgulho, porque desde sempre me senti como em casa aqui na Catalunya. Desde dos primeiros dias de Outubro de 2003, senti um carinho especial pela cultura catala e uma certa admiraçao e interesse pelo idioma. E a minha demonstraçao de respeito e apreço pela Catalunya foi desde de logo aprender o idioma!
Os catalaes nao sao um povo que se possam chamar abertos (nao digo de mente, mas de integraçao!!) e claro falo aqui de uma forma muito geral! Até se pode mesmo dizer que sao pessoas um pouco fechadas na sua cultura e no seu grupo de pessoas mais próximas. Mas o orgulho que possuem pela sua cultura e pelo seu idioma e o seu eterno inconformismo fazem-me sentir uma certa "inveja"; como portuguesa de nacionalidade, corpo e alma, e digo isso simplesmente pela razao de sentir Portugal um país demasiado conformista e com os cidadaos sem sentirem orgulho no povo que somos (com excepçao quando há joga da bola com a Seleçao Portuguesa!).
Atençao! Aceito totalmente as criticas que possam vir por eu falar do conformismo dos portugueses porque na verdade, apenas fiz o mais fácil que foi sair do país!. Mas com tudo isto apenas deixo uma pergunta no ar que me vem por vezes à cabeça... Onde ficou o espirito de revoluçao de 74?

UI... nao sei como este post chegou até aqui, mas fui-me deixando ir pelas emoçoes e pensamentos... e as letras foram-se juntando...

O que queria dizer e que afinal acabei por nao o fazer... é que me sinto ligeiramente envergonhada mas ciente de que é verdade, de que o meu espanhol está igual ao que era há 5 anos, ou seja que continua lastimoso!!

Ontem acabei de ler um livro (A Vida de uma princesa Saudita- história real!) que me fez desencadear muitas reflexoes. A sensaçao e a certeza de ser uma pessoa priviligiada, como todos os que têm acesso e possibilidade para estarem a ler este post!!! E por isso de me sentir obrigada a fazer algo! Porque somos priviligiados apenas porque nascemos onde nascemos, porque temos a familia que temos, apenas por sorte! E por outro lado revoltada pelos valores defendidos de forma extremista em algumas sociedades na actualidade! E ao mesmo tempo indignada pelo egoísmo/ egocentrismo/ganancia que afinal de contas sao os verdadeiros valores seguidos pela Humanidade... Mas nao pior do que isso é o conformismo, o silencio, a apatia, a resignaçao, o viver acostumado, o medo das mudanças, o virar a cara, o ignorar!!!
Temos de despertar o espírito lutador, incorformista, crente e resistente que existe dentro de cada um de nós e actuar! Actuar numa mínima coisa já serao criadas mudanças. Porque é na tentativa de atingir a utopia que sao dados os passos para uma mudança!

Beijos rebeldes**

1 comentário:

Anónimo disse...

Tinc una pena tan teva
que no me la pots robar
Tinc una pena tan teva
que és més fonda que la mar

Si la pena emplena el mar
la mar aguanta la terra
la terra m'ha d'aguantar
per no ofegar tanta pena

Al Racó del Pare Etern
tinc la barca fondejada
per quan diguis que pirem

A la Boca de l'Infern
tinc la barca embarrancada
sense vela i sense rem

http://www.youtube.com/watch?v=ySHDWDAD3fo

Enric Casasses