segunda-feira, 24 de março de 2008

Toda a verdade sobre o projecto Leonardo da Vinci

OLá a todos!

Depois de uma semanita de férias (hoje último dia:( ), meia desta em falles e a restante em dias tranquilos por Barcelona (com uns passeios, umas saídas, uns filmes e tal...) e acompanhada por um xarope especial de seiva natural...:)
Mas então, hoje quero escrever sobre a minha situação insólita neste projecto macabro :Leonardo da Vinci, através de uma entidade de renome a grandíssima e impotente Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (e se tivesse possibilidade de por agora música, colocaria uma daqueles bem ranhosas dos filmes de terror dos anos 80).
E tudo começou em Dezembro quando andei a enviar CVs para diversos locais para encontrar um local de estágio profissional em Barcelona. A AACIC pareceu-me bastante interessante e aceitaram-me; em Fevereiro enviei tudo o que era necessário para a minha conceituada faculdade porque os prazos de inscrições eram a final desse mês.
Também seria em Março o prazo para nos darem a resposta de aceitação ou não (isto da candidatura da faculdade na Agência Nacional!)... mas uma pessoa dá sempre um desconto... e foi em finais de Junho que nos deram a resposta afirmativa da nossa candidatura!
Em Julho houve uma reunião com os 6 estagiários e com a coordenadora do programa, em que nos foi dado os valores "prováveis" das bolsas e onde se falou das coisas necessárias: seguro, europass, etc, etc...
Toda a conversa foi baseada nas condições que este projecto teve no ano passado e uma das coisas que todos ficaram certos é que se podia realizar o estágio entre 3 a 12 meses.
E vim para Barcelona confiante que seria um estágio de 10 meses, já imaginava que a bolsa iria demorar a chegar, mas tive a sorte de ter nos meses iniciais o PAItrocínio.
E a novidade fabulosa é esta: A semana passada soube que afinal as condições deste programa foram alteradas e o máximo de tempo para que dão a bolsa são 6 meses e meio.
Não parece que essa informação teria de ter sido dada antes do começo do estágio? Estou aqui há 7 meses e apenas agora me dizem que os restantes 3 meses vou estar por minha conta...
Mas acham isto normal!??!?!
Pelo que percebi, quando a faculdade enviou toda a informação sobre as condições dos estágios, a Agência Nacional aprovou tudo com algumas alterações... Uma das alterações foi exactamente o tempo máximo para se ter bolsa! E ou a Agência não forneceu da forma mais correcta essa informação à faculdade, ou foi na faculdade que houve um desvio/perda/etc de comunicação (ao que eu chamaria de incompetência) e apenas agora nos disseram as verdadeiras condições.
Acho que é uma situação totalmente inaceitável e bastante grave, em que claro, a faculdade está a tentar levar as coisas de uma forma bastante soft como se não fosse nada de muito importante!
Eu... sinto-me impotente e não sei a quem pedir responsabilidade por esta situação...
Ai Portugal, Portugal... do que é que estás à espera...
...

5 comentários:

Catarina Miranda disse...

Granda cena...

E agora? Vens para cá antes do tempo? O que é que dizem no sítio onde trabalhas do que se passou? (Pode ser que ainda te dêm uma bolsita...)

Acho que no mínimo devias enviar mails aos coordenadores europeus do programa Leonardo, ao ministério da educação, e à deco (para essa acho que precisas de ter um familiar sócio). Têm que fazer com que não saias lesada!

A Faculdade só encara a situação como se nada fosse porque está habituada a errar sem que ninguém estrebuche!

Força aí miúda!

Cocada

Anónimo disse...

olá joana

2 conselhos provenientes da minha experiencia "remar contra a mare" (tentar que a universidade admita e corrija os seus erros em que nós somos gravemente lesados)

sozinha é mais dificil.. se esses outros 6 tambem estão na mesma situação o melhor é que se coordenem o quanto antes e actuam a uma voz.

mesmo se forem bastantes é dificil conseguir resultados (nos eramos 18 e metade ficou na mesma, por razoes que nem lembram ao diabo) mas acho que importante é ser activo logo no inicio, pedirem que se apurem responsabilidades, e pressionar constantmente, porque se a tua univ for como a minha a estategia é deixar cair no esquecimento. e convem que mais tarde eles nao posso dizer que foi pelo vosso desleixo, quer antes quer depois de descoberta a "barraca"

espero que isso corra bem..
beijinhos :)

Dinis

disse...

Ois!!
Obrigada pela ajuda!
Bem sei que esta é uma situação que se deve buscar os responsáveis e não é uma coisita sem importância que se possa facilmente esquecer! É uma situação grave que sem dúvida,quero buscar os responsáveis!No entanto tb me custa tar a dar voltas, gastar tempo e criar dores de cabeça, imaginando que afinal no fim não havera grandes mudanças...e não acredito que o dinheiro venha!
Mas sim vou enviar uns quantos emails a ver o que passa!
Hj falei c a associação e ligaram à agencia Nacional daki, disseram que iriam contactar c a minha faculdade e/o mandar uma carta mostrando a insatisfação com a situação...e pode ser que se arranja uma bolsita para 2 meses!Porque já disse que Junho tnh de estar apenas para o relatório...
E prontos...a ver o que se segue!
Volto em finais de Junho!!Ainda não comprei a viagem...prái dia 30!

Obrigadão!!!
Bjokas*

Unknown disse...

hello:) portugal..esta a espera de alguma invasao pa ser tomado nos braços de alguem..e assim toda a gente suspira de alivio!? hein hein?! que é grave é!... mas so para para por paninhos quentes-ou nao fosse eu TUGA- pensamento positivo:uma grande percentagem dos estagios em Pt(dos poucos que existem) sao...NAO remunerados..:D eh eh e trabalho..n tinhas:p assim estas apenas a investir:p se serve de ajuda..minha candidatura foi em março..contrato veio la pa dezembro (!!!!!), e bolsa fim de janeiro, isto porque enviei e-mail à pessoa responsavel pelos €€ na minha universidade a dizer que seria passo citar:"IMPRATICAVEL QUE OS MEUS PAIS DISPONIBILIZEM A MESMA VERBA"..humm manda uma cartinha assinada e registada para a Agencia Nacional com uma copia do teu contrato:D espero que tudo se resolva da melhor maneira:) beijinhos

Isabel Amorim disse...

Olá!
Vou participar no projecto Leonardo da Vinci a partir de Setembro, também em Barcelona. Só fico 3 meses pelo projecto, não sei se depois ficarei mais tempo...será que podes enviar-me o teu e-mail ou adicionar-me no msn p me esclareceres algumas duvidas e me dares algumas ideias p o alojamento? Obrigada! beijos e tudo de bom! (isa_amorim9@hotmail.com)