quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tentativa de golpe de Estado

É bem verdade, houve uma nova tentativa de golpe de estado na Guiné- Bissau. Mas infelizmente isto parece ser uma coisa cíclica, quando passam 5 meses sem acontecer nada deste tipo as pessoas já começam a suspeitar. E dia 1 acordámos com a notícia de que o primeiro ministro tinha sido levado pelos militares juntamente com o chefe supremos das forças armadas. Imaginou-se o pior. Começaram a chegar pessoas de várias ONG que tinham sido evacuadas. Toda a gente ligava a toda a gente para que as pessoas ficassem em casa. Não se sabia o que podia acontecer. Nas ruas sentia-se tensão, as pessoas agrupavam-se para ouvirem em conjunto as notícias que passavam na rádio dos últimos acontecimentos. O primeiro Ministro à hora de almoço já tinha sido libertado. Houve recolher obrigatório às 17h e essa noite foi de um silêncio total. No dia seguinte parecia tudo normal. E já tinha tudo voltado, até ao próximo! O Presidente da República reuniu com todos, com excepção do chefe supremo das Forças Armadas que continuava preso.

As pessoas estavam realmente tristes e pela primeira vez da história do país, foram para a rua mostrar a sua indignação por esta violência e tomada de decisão dos militares. Mas há demasiados interesses por detrás disto tudo... Esta semana havia uma reunião com o FMI, supostamente iria ser perdoada a dívida externa do país, reunião esta que foi cancelada. E o país retrocedeu uns bons anos com esta situação... e o pior é que toda a gente sabe que vai continuar a ser assim! Os guineenses merecem que o país vá para a frente e que estas situações deixem de acontecer...

2 comentários:

Carmen Correia disse...

Vieram-me as lágrimas aos olhos, não sei porquê...
não consigo imaginar uma situação destas, por mais que tenha visto nas notícias e tenha lido o teu relato...

Ainda temos tanto para aprender...

disse...

Oh linda... Obrigada pela partilha! Claro que esta tensão e toda esta situação mexeu com todos... Aprender, aprendemos todos os dias! E isso é tão bom!!! :)
Um beijão enorme linda! E até breve!!