domingo, 6 de dezembro de 2009

Seminário Internacional EVS CROSSING

Um encontro. Uma partilha. Um maior conhecimento. Várias discussões. Um enriquecimento. Um crescer. 30 participantes, 15 países.
Portugal, Espanha, França, Itália, Bulgária, Chipre, República Checa, Dinamarca, Polónia, Alemanha, Hungria, Eslovénia, Estónia, Turquia, Áustria.
Nestes encontros internacionais se repararmos nos pequenos pormenores, andamos sempre com um sorriso... porque são esses pequenos pormenores que fazem a diferença!
Conheci uma dinamarquesa e falávamos em catalão!
Conheci um dos participantes da Turquia, de origem do Azerbeijão, falávamos em português!
Bebi um óptimo vinho tinto da Bulgária e um licor típico do Chipre. Admito que as vodkas da Estónia e Polónia eram demasiado fortes para mim, mas os chocolates da República Checa e Eslovénia eram muito bons! Os salgados da Hungria óptimos e o queijo francês cai sempre bem. Uma semana cheia de discussões, sobre os programas da Juventude, especialmente o voluntariado Europeu, dei conta que todos estas pessoas já tinham uma enorme experiência em associações juvenis , para não falar na experiência de viver no estrangeiro e de longas e longínquas viagens.
Elaborámos em conjunto o que será um manual de boas práticas e recomendações para a Agência Nacional de cada país e para a Comissão Europeia!
Andámos um pouco em Lisboa... e à noite também!
Foi uma semana que passou a correr e parece que não exisitiu nada mais, para além do seminário! E no fim... bem isso já se sabe! Porque acontece sempre... pessoas que ficarão com toda a certeza...

2 comentários:

Miss Lee disse...

ai que inveja... olha que a vodka da Estónia é da melhor que há!! não é nada forte... só é p+reciso hábito!! Terviseks!

disse...

:) Pois, acredito que é boa... mas só o cheiro, parecia alcool etílico! eheh... (até parece que nunca bebi palinka húngaro!) ;)
Mas depois de 1 ano a trabalhar em Pt e não sair daqui por mto tempo... este seminário soube mm bem! :)
Thanks for the visit and the comment!**