terça-feira, 28 de outubro de 2008

Era uma vez a F.

Era uma vez a F.
Ela, tal como eu, fez o projecto Leonardo da Vinci, mas num outro país, que para agora não vem ao caso. Por acaso o curso dela não tinha o estágio curricular incorporado, por isso aproveitou para ter 6 meses de experiência na sua área.
Volta para Portugal e pensa em fazer estágio profissional, que as condições são:
1- Ter menos do que 30 anos
2- Não ter descontado mais do que 1 ano em trabalho da sua àrea
3- Não ter acabado o curso há mais de 3 anos
Então, tudo bem! pensa ela, penso eu e pensam uma data de pessoas...
Vai ao Centro de Emprego das Caldas e dizem-lhe que não pode, porque são dois programas incompatíveis... e porque?? Afinal não se consegue encontrar em nenhum lado alguma informação sobre essa incompatibilidade! Em Lisboa, a R. depois de ter feito Leonardo da Vinci já foi candidatar-se a estágio profissional e em Lisboa não colocaram qualquer problema! Uhmm... mas então em Lisboa pode-se e nas Caldas não?? Então mas não é igual para todos?? No mínimo estranho! Por sorte, a F. não se cala e vai à luta (PENA A MAIORIA DOS PORTUGUESES NÃO SEREM ASSIM!!!)! Manda emails para a direcção do IEFP a perguntar sobre a situação... mails para aqui, mails para ali, reecaminhar para o responsável, reenviar para o outro e tal... sabem como são estas coisas no nosso país! Até que... um dia a F. está à frente da televisão e vê um programa na RTP2, sobre estágios profissionais... e como convidado tem o presidente do IEFP! Podem-se colocar perguntas de casa, ao que a F. chuta para lá a tal questão: Quem faz Leonardo da Vinci pode fazer estágio profissional?? Ao que o Sr. Presidente responde: Claro que sim, são 2 programas sem qualquer relação! São compatíveis!! A F. continua incansável na sua luta e envia um outro email explicando o que viu na televisão! Mais umas trocas de emails... E obriga uma data de pessoas a verem o tal dito programa, para saberem o que o presidente afirmou em directo na nossa televisão pública.
Resumindo: O centro das Caldas continua sempre na sua convicção que não se pode fazer, apresentando n razões todas elas bem fundamentadas!, mas finalmente de Lisboa chegou um número de um artigo, que mostra que a F. pode-se candidatar a estágios profissionais!!! E já foi ao Centro de emprego chapar com esse artigo! Passado quase 2 meses, a F. ganhou!!
Boa gaja!!! Esta história só tem um final feliz porque lutaste... O nosso país precisa de pessoas como tu, que não se calem!!!
Bjokas grandes***

3 comentários:

Anónimo disse...

é assim na vida e devia ser sempre assim.no caso, na amizade, é por uma causa inquestionável que algumas duram anos e anos..com outros tantos anos de intervalo :)

Anónimo disse...

Olá! Sabes qual era o nº do artigo?
Estou a viver uma situação semelhante. Disseram-me hoje que não posso fazer o estagio do iefp porque fiz o leonard da vinci :( preciso Taaanto de saber o numero do artigo :'(

disse...

Olá! Realmente não sei o nr do artigo... posso tentar perguntar à F. se se lembra, mas como já passaram 4 anos, tenho as minhas dúvidas... Mas se fosse a ti batia o pé, explicava que existem várias pessoas que fizeram e pedia para falar com o superior do superior para que eles te apresentem nde está escrito que é incompatível... não és tu que tens que provar, eles é que têm que explicar de onde sacaram a info de que não se pode fazer... se tiver news ponho aqui... boa sorte!